sexta-feira, 8 de maio de 2009

A Lua e as Mães


No Mapa Astral, a Lua revela aspectos importantes da relação materna.
Neste domingo, com mais um Dia das Mães, temos uma ótima oportunidade para refletirmos sobre o papel astrológico da Lua e as suas implicações no nosso universo pessoal.
A Lua revela aspectos da presença (ou ausência) da mãe em nossas vidas. Sendo o nosso satélite natural, a Lua tem, desde os tempos primordiais, um simbolismo maior do que o dos outros astros (assim como o Sol), justamente pela importância direta na vida do nosso planeta.
Astrologicamente, a Lua representa os primeiros meses de vida quando, para a criança, ela e a mãe são uma coisa só. Com o passar do tempo a criança vai percebendo que ela é uma pessoa individualizada, diferente da mãe. É quando o signo solar começa a se manifestar de maneira mais enfática e proeminente.
Assim como reflete a visão que temos da nossa mãe, a Lua está associada à proteção emocional e ao amparo psicológico que principalmente ela, mas também o restante da família, fornecem à criança. De modo que a Lua será decisiva para indicar o tipo de ambiente e as características familiares e, por consequência, a estrutura sobre a qual o indivíduo desenvolverá suas necessidades psicológicas e afetivas, suas respostas emocionais e seu senso de segurança pessoal.
Em mapas astrais de mulheres, a Lua indica elementos importantes que irão compor a visão que elas possuem da natureza feminina, sendo que a imagem da mãe colaborará decisivamente para a formação da idéia do que venha a ser a “mulher”. A Lua revela ainda como a filha tenderá a agir quando ela mesma for mãe. O planeta Vênus também é crucial para a construção desta imagem.
Nos mapas masculinos, a Lua (e o sentimento em relação à mãe) permite compreender como os homens estabeleceram a primeira relação com uma mulher em suas vidas, no caso, a própria mãe. A partir daí eles irão moldar a sua compreensão e os seus enganos a respeito da condição feminina, com a Lua influindo no modo como eles tratarão as mulheres, darão amor e as valorizarão.

Nenhum comentário: