terça-feira, 14 de abril de 2009

‘O Poder Legislativo foi minha universidade’


“Não sei o que as seringueiras e castanheiras fizeram de mal a essa gente que comprou as terras e derrubou tudo”

O Acre perdeu, na semana passada, um dos seus políticos históricos, o ex-vereador e ex-deputado estadual Geraldo Maia. Natural de Cruzeiro do Sul, era apaixonado por sua terra e sua gente, mas, acima de tudo, era um apaixonado pelo Acre e sua história, em especial, a história do Parlamento. Em julho de 2008, há menos de um ano, portanto, o ex-deputado Geraldo Maia gozava de boa saúde e memória quando concedeu uma importante entrevista à Agência Aleac e que o Página 20 reproduziu na edição do dia 14/04/09. O texto original é do jornalista João Maurício Rosa.

O ex-deputado Geraldo Pereira Maia, 77 anos, guarda nas gavetas os papéis que documentam a sua produção parlamentar na Assembleia Legislativa do Acre. São cópias de projetos-de-lei e recortes de jornais que demonstram os tempos idos pelo amarelado de suas páginas. Mas, o que Geraldo gosta de destacar são os projetos para a instalação dos municípios de Plácido de Castro e Mâncio Lima, que já haviam sido criados, sem que fossem efetivamente instalados até 1976. Nascido em Cruzeiro do Sul, Geraldo Maia cresceu na periferia da cidade, onde seu pai, o agricultor cearense Ancelmo Maia de Carvalho, possuía as terras que produziam o sustento da família. Esta intimidade com o meio rural o torna insuspeito para afirmar que o Acre de hoje sofre as consequências do passado extrativista, quando só comprava e não produzia os alimentos que consumia. Hoje, segundo ele, derrubaram as seringueiras e as castanheiras e “só nasce pé de boi”. O ex-deputado lembra que se, ao mesmo tempo em que se instalavam as fazendas, houvesse um trabalho de incentivo para os seringueiros, não teria ocorrido o êxodo para as cidades. “Ninguém quer viver isolado com os filhos doentes”, argumenta. Geraldo Maia não teve oportunidade de fazer curso superior, mas afirma que o Poder Legislativo foi a sua universidade. “Quem quer dedicar-se ao estudo do Direito Administrativo, Constitucional, para quem quer estudar Economia e Política, a vida social e o desenvolvimento sustentável do Estado e dos Municípios, o Poder Legislativo, seja Estadual ou Municipal, é uma faculdade”. Em sua carreira política, foi três vezes vereador por Cruzeiro do Sul e três vezes deputado estadual, além de ter ocupado inúmeros postos importantes de administrações municipais e estadual, como diretor administrativo da Eletroacre. Em sua vida profissional, foi guarda sanitário laboratorista do serviço de hanseníase em Cruzeiro do Sul e enfermeiro do posto de saúde.

Qual é a origem de sua família?
Meu pai nasceu em Russas, no Ceará, e minha mãe é paraibana de Araruna, mas hoje os Pereiras vivem em Serra Grande, na Paraíba. Com 10 anos de idade, em 1914, meu pai veio para o Acre com os pais dele e foram morar numa colocação chamada Cabelo de Cuia, no Alto Juruá, na beira de um igarapé que hoje pertence ao município de Porto Walter. Eu já nasci em 1931 em Cruzeiro do Sul. Meu pai era um agricultor arranjado, tinha o necessário para sustentar a família, e minha mãe era uma dona-de-casa e mãe exemplar. Ela estudou até o quinto ano, o que para a época, por volta de 1920, era muito bom, o equivalente a um segundo grau, talvez.

O senhor cresceu na zona urbana?
Não, na zona suburbana. Meu pai tinha um sítio onde hoje está o quartel do Exército em Cruzeiro do Sul, a cinco quilômetros do centro da cidade. Ele plantava de tudo, da macaxeira ao café, a cana-de-açúcar e o feijão com arroz. Eu me lembro que quando tinha uns nove anos ele colheu 12 sacas de café, uns 600 kg, que vendeu tudo no comércio de Cruzeiro. O café era torrado em casa mesmo, numa lata. Abria a lata em bandas, dobrava as bordas, jogava o café e colocava na brasa e ia mexendo. Quando chegava num ponto misturava com açúcar gramixó para dar cor. Quem passa a uma certa distância sente aquele aroma agradável e saudoso. Alguns médicos da época não recomendavam o açúcar para quem sofria de barriga-d’água, mas para muitos o café era um santo remédio. Estava com dor de cabeça, mandava fazer um café amargo... Então minha infância foi assim, não tinha muito tempo para carinho ou para empinar papagaio. Brincava, quando muito, de bola, pião e peteca.

Quando o senhor entrou para a política?
Primeiro, como eleitor, em 1950. Daí comecei a participar de associações, depois me convidaram para entrar no PSD, depois a Arena, depois o PDS, mas atualmente eu era do PMDB. Em 1963 me candidatei a vereador em Cruzeiro do Sul e fui o segundo mais votado. Cumpri três mandatos e me afastei da política durante dois anos. Mas, como os amigos insistiram, eu decidi me candidatar a deputado estadual em 1974. Tive quase dois mil votos e fui reeleito outras duas vezes, cumprindo então três mandatos de deputado estadual.

Como era sua atuação na Aleac?
Meu primeiro projeto foi mudar o regimento interno, depois mudar o nome da sala das sessões, fui presidente de quase todas as comissões, desenvolvi trabalhos de acordo com o que a Constituição me permitia e fui pedir a instalação dos municípios de Mâncio Lima e Plácido de Castro. Nesta época, o governador Geraldo Mesquita me perguntou se não tinha medo de ser cassado, já que era época da revolução. Eu disse que não cometi nenhum ato para perder mandato, pois não estou criando municípios e só estava pedindo sua instalação, o que aconteceu em 1976.
E foi, na minha opinião, sem nenhuma vontade de me engrandecer, a gota d’ água para o desenvolvimento do Estado, pois hoje estes municípios têm infra-estrutura, estradas, não se transporta mais doentes em redes. Acho que estes foram os processos mais importantes do parlamento na época de forma social e administrativa. Também foi minha a indicação para a construção do Colégio Agrícola de Rio Branco. Na verdade, indiquei também a construção de um colégio agrícola em Cruzeiro do Sul, mas não tive sucesso. Eu também fiz um projeto para criar postos médicos nos seringais, para dar melhoria aos seringueiros que estavam deixando as terras e vindo para a cidade. Defendi muito e tive a sorte de o governador Nabor Júnior criar diversos postos médicos e treinar pessoas para dar atendimento ao homem do campo.

Como o senhor acompanhou o êxodo de seringueiros para as cidades?
Faltou a presteza do governo ao homem do campo. Não acompanharam o melhoramento do cotidiano do homem do campo. Ele não quer viver no isolamento com filhos doentes. Hoje ele já tem alguma coisa, tem a aposentadoria do Funrural, do soldado da borracha, mas, antes, viravam pedintes. Eu deposito a culpa por este êxodo à falta de assistência ao homem do subúrbio, do seringal, das colônias. Se você dá uma assistência na sua labuta no cotidiano vai, com certeza, refletir no mercado, vai ter abastecimento que é a cesta que nós compramos. Produz-se bem, compramos o melhor. Se não, vamos comprar sem saber se é melhor, pois é importado e mais caro. E poderíamos ter um produto mais novo, mais fresquinho, mais suave, sem tanto inseticida. Então faltou presteza ao governo para dar qualidade de vida ao homem do campo e hoje o Estado paga estas consequências. Não sei o que as seringueiras e castanheiras fizeram de mal a esta gente que comprou as terras e derrubou tudo. Agora os seringueiros só plantam banana e o resto é pata de boi.

Quais foram as melhores experiências do senhor no Parlamento?
A Aleac para mim foi uma universidade. Éramos nove deputados, depois foi a 15 e 17. Tive a honra e o prazer de conviver com colegas como Raimundo Melo, Alcimar Leitão, Carlos Simão, Alberto Zaire, Carlos Afonso, Wildy Viana, grandes oradores. O Poder Legislativo, seja municipal ou estadual, é uma escola superior para qualquer cidadão que queira se dedicar ao estudo do Direto Administrativo, Constitucional, a vida econômica, social e o desenvolvimento sustentável do seu município, do seu Estado

Nenhum comentário: