quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cruzeirenses se assustam com tremor de terra



Um terremoto com magnitude de 5,8 graus na escala Richter, assustou a população de Cruzeiro do Sul. O tremor de terra foi sentido em Cruzeiro do Sul (AC) e Tarauacá, no extremo-oeste brasileiro, a 153.40 km de profundidade.

Muitas pessoas ficaram assustadas e lembraram da catástrofe registrada no Haiti, onde mais de 50 mil pessoas foram vitimadas no início deste mês.

O epicentro do tremor, ocorrido às 18h52 local, (20h52 em Brasília) desta segunda-feira (25), aconteceu perto da cidade de Pucalpa entre as cidades Tingo Maria e Huánaco, nas proximidades do Rio Ucayali, no Peru, a 150 km de profundidade.

O local, é uma região de floresta densa e graças a distância da superfície não causou danos maiores a população da região.

Pela escala Richter, o tremor ocorrido no Peru é considerado moderado. Pode ter provocado danos ligeiros em edifícios mau construídos. Esses terremotos são comuns no Acre e nunca causaram danos mais sérios à população.

No caso de Porto Príncipe, no Haiti, o tremor foi registrado a 10 km de profundidade. Por isso tamanha destruição.

Tremores de terra no Acre - No ano de 2008, a terra tremeu na mesma região peruana. Um terremoto de 6.3 na Escala Richter foi sentido em várias cidades do Juruá e em Rio Branco, capital do Estado. Também naquele momento não houve registro de feridos ou danos materiais. Outro tremor de menor intensidade, foi registrado em 2009, com 4,9 graus de magnitude, também no Peru, o tremor foi sentido em muitas cidades do Acre.

www.tribunadojurua.com - Adelcimar Carvalho

Nenhum comentário: